domingo, 14 de dezembro de 2008

Transistores Supercondutores no PC do Futuro

Já pararam prá imaginar em um processador que não emita calor?

É, pois o motivo da ventoinha e cooler sobre o processador é nada mais do que diminuir o aquecimento, e sem eles o processador esquentaria até torrar. Fato é que os minúsculos transístores no interior do processador, hoje já na casa dos 45 nanômetros, não possuem uma estrutura que possibilite a perfeita passagem da corrente, havendo perdas e consequentemente calor, o que também diminui sencivelmente as frenquências de clock tornando o pc lento.
Muitos entusiastas têm conseguido aumentar as frequências fazendo uso do nitrogênio, por exemplo, baixando a temperatura a próximo de zero grau e dinamizando o desempenho do micro.

Pois cientistas têm trabalhado e conseguiram um transistor que não oferece obstáculo a passagem da corrente. Ainda está no início, utilizando determinado tipo de elemento químico cujas características ainda se faz necessário o ambiente com temperatura em torno de zero grau, porém, já não gera calor.

O futuro se mostra promissor no que tange a processadores e hardwares que fazem uso de transístores, e quem deve se preocupar são as empresas que ganham a vida somente de diminuir a temperatura dos processadores pois grandes investidores já olham com bons olhos para o transistor frio.

Fonte: http://www.newscientist.com/article/mg20026856.600-first-superconducting-transistor-promises-pc-revolution.html

Claudeir Hygino